quinta-feira, 1 de abril de 2010

História: O macaco e a banana

Áreas Linguagem oral
Objetivos: trabalhar, desenvolver, ampliar e explorar:
• Atenção
• Sequência
• Oralidade
Desenvolvimento: Contei a história abaixo, ilustrando na lousa. A cada sequência, eu iniciava e dava a deixa para eles continuarem.
Avaliação: Excelente desempenho geral. Gostaram muito da história.

O macaco estava trepado numa árvore com uma banana na mão. Sem querer, ele deixou cair a banana dentro de um buraco na árvore. O macaco desceu da árvore, foi lá e disse:
- Ô, árvore, dá minha banana agora mesmo!
Ela respondeu:
- Não enche!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o machado.
- Ô machado, corta a árvore, por que ela não quer devolver minha banana.
O machado respondeu:
- Corto coisa nenhuma!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o fogo.
- Ô fogo, queima o machado, que não quer cortar a árvore, que não quer devolver minha banana.
O fogo respondeu:
- Vá te catar!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com a água.
- Ô água, apaga o fogo, que não quer queimar o machado, que não quer cortar a árvore, que não quer devolver minha banana.
A água respondeu:
- Não apago não!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o boi.
- Ô boi, bebe a água que não quer apagar o fogo, que não que queimar o machado, que não quer cortar a árvore, que não quer devolver minha banana.
O boi respondeu:
- Não chateia!
- Ah é? - gritou o macaco. E foi falar com o carrapato.
- Ô carrapato, pica o boi que não quer beber a água, que não quer apagar o fogo, que não quer queimar o machado, que não quer cortar a árvore, que não quer devolver minha banana.
O carrapato respondeu:
- Eu vooooooou!
E quando o carrapato foi picar o boi, ele disse: Não, não, não! Deixa que eu bebo a água.
E quando o boi foi beber a água, ela disse: Não, não, não! Deixa que eu apago o fogo.
E quando a água foi apagar o fogo, ele disse: Não, não, não! Deixa que eu queimo o machado.
E quando o fogo foi queimar o machado, ele disse: Não, não, não! Deixa que eu corto a árvore.
E quando o machado foi cortar a árvore, ela disse: Não, não, não! Deixa que eu devolvo a banana. E assim, o macaco recuperou sua banana.
E é assim a história, que eu acabo de contar. Se gostaram, muito bem. Se não gostaram, azar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário